Breaking Bad "Madrigal" 5x02
Heisenberg is back! Why?!
Alguém além de mim está começando a ter ódio de Walter? Ou só eu que não tinha tanto ódio?
Conhecemos Walter White a beira da morte, sem nada a perder, imbuÃdo de conseguir dinheiro a qualquer custo para deixar a sua famÃlia tranquila. Após conseguir o dinheiro necessário, Walter decidiu parar com o "negócio", mas voltou devido ao orgulho que tinha de seu produto, motivado pela traição e desprezo de Skyler. Num certo momento, Walter só queria acabar com Gus e voltar para a sua famÃlia. Pois bem. Acabou. E agora? Voltar para o tráfico de drogas? Porquê?
A dúvida que ficara após o fim da temporada passada, foi respondida em "Madrigal". Walter está 40 mil dólares negativos e pretende voltar à ativa. Walter sempre está "40 mil dólares" negativos. Seu lava-jato daria muito bem para ele e sua famÃlia viverem tranquilamente financeiramente. Mas não. Walter decide voltar à criminalidade para suprir seu ego. Manter seu status. Agora, ele é o rei. Não vai voltar a viver a "vidinha" de antes. Não vai "trabalhar" apenas para juntar dinheiro para manter a sua famÃlia e sim, para manter seu ego. Como diz o ditado: "Quando você começa a andar de carro, nunca mais consegue andar a pé." Pobre Walter. Uma verdadeira bomba relógio. Mesmo.
Ele começa o episódio fechando a lacuna deixada aberta com Jesse. Deu um jeito de enganá-lo novamente. Produziu um cigarro a base de sal, escondeu o verdadeiro a base de ricina e foi encerrar de vez a história com Jesse, para seguir em frente. Putz, o que o Jesse quer com isso tudo? Ele não sofrera de mais para desistir? Agora ele tem um dinheiro considerável! A resposta para ele é a mesma que ele deu quando voltou da clÃnica de reabilitação. Ele não sabe fazer outra coisa.
Para isso, precisavam de Saul e principalmente, Mike. Saul foi fácil integrá-lo, agora Mike... o universo tratou de ajudá-los.
Mike estava tranquilo em seu canto, com dois milhões de dólares na conta de sua neta, e não queria saber de mais nada. Mas isso até antes de saber que não teria um centavo sequer deixado por Gus. Como prevÃamos, o DEA usou a pista deixada no porta retrato de Gus para chegar aos cúmplices de seu império. Onze (agora nove) estão na mira do DEA. Não têm provas, mas será difÃcil eles não conseguirem. Hank sempre descobre. Hank é o cara. Mike também é. Bastou então ao Mike se unir à tropa. Usou Lydia, uma das executivas da empresa alemã Madrigal - que financiava o extinto Pollos Hermanos - para conseguir a Metilamina.
Será o inÃcio de um novo império ou será o fim para todos? A segunda opção parece mais provável.
Os alemães entraram na trama. Não cederão produtos tão facilmente devido a uma "simples" ameaça. Pretendem eliminar qualquer vestÃgio que os leve a serem incriminados. Vimos que Los Pollos Hermanos é apenas uma de suas "filiais" no mundo. Imagine quando (e vai) toda essa empresa for investigada. A foto de Gus ao lado do suicida Schuler deve servir para o inÃcio das investigações. Dessa vez, o DEA vasculhará qualquer moldura de fotos.
Como sempre acontece na série, Walter conserta alguma coisa e estraga outra. Eliminou a prova do Notebook e deu de bandeja a empresa que financiava os Pollos Hermanos. Indiretamente, claro, como na maioria das vezes.
Contudo, concluÃmos que o ótimo "Madrigal" deu uma grande avançada na trama. Agora sabemos onde estão indo. As cartas estão começando a ir para a mesa. Quem tiver outras nas mangas, sairá vencedor.